Banca Ensaio
O mundo do rádio control oferece aos que o praticam uma atraente e dupla vertente: por um lado, a diversão e o prazer de pilotar estes pequenos bólides, réplicas exactas de carros reais, e por outro, o grande entretenimento que pressupõe a sua manutenção e afinação. Para começar a trabalhar é fundamental arranjar um pequeno espaço onde, por muito reduzido que seja, esteja à vontade e no qual possa manter todas as peças e ferramentas em ordem.
Antes de iniciar qualquer montagem ou preparação ou afinação de um carro de rádio control, é necessário destinar e preparar um espaço para isso. Para começar basta arranjar uma mesa e algumas ferramentas. Convém colocar uma toalha ou um pano que cubra a mesa de trabalho para evitar manchas de gordura e óleo que possam cair durante a montagem ou a manutenção do carro. Este pano protector deve ser de cor clara e sem desenhos, pois assim permitirá ver as pequenas peças, porcas e parafusos facilmente.
Em automodelismo RC não são necessárias demasiadas ferramentas específicas caras ou difíceis de encontrar. Em princípio, com aquelas que aqui vamos mencionar poderá usar para qualquer kit sem problemas de maior. A maior parte são ferramentas que até talvez tenha em casa, pelo que a despesa inicial será mínima.
É aconselhável guardar as ferramentas numa caixa destinada a esse fim, que tenha vários compartimentos grandes para serem fáceis de encontrar e outras divisórias pequenas para colocar parafusos e peças sobresselentes de diferentes tamanhos.
- a chave Phillips: deve ter um tamanho médio e ser de boa qualidade. O importante é que se ajuste perfeitamente ao tamanho da ranhura em cruz da cabeça dos parafusos para não os estragar.
- a chave de Parafusos: é uma das ferramentas mais universais e, com certeza, deve ter uma em casa. É imprescindível para a afinação dos parafusos dos motores glow. Tal como as chaves Phillips, o seu tamanho é determinado por um número. Deve escolher uma pequena e bastante comprida para que possa trabalhar a partir do exterior do veículo sem ser preciso desmontar a carroçaria.
- as chaves Allen: são imprescindíveis; têm a ponta hexagonal (sextavada) e no mercado existem em medidas métricas e em polegadas. Podem ser encontradas em vários formatos; as mais correntes, em forma de «L», são muito práticas e permitem o acesso a qualquer zona do chassis. O principal inconveniente das chaves Allen em «L» é que, como não têm cabo, podem magoar os dedos. Por este motivo é conveniente adquirir uma chave Allen com cabo, da medida mais habitual dos parafusos. As medidas mais vulgares com que vai trabalhar são de 2 e 2,5 mm.
- os alicates: servem tanto para agarrar como para cortar, e substituem qualquer chave de tubo ou de bocas em situações difíceis. Devem ser proporcionais ao tamanho dos componentes do carro. Os mais utilizados são os de pontas finas.
- as chaves de bocas: são as «todo o terreno» das chaves. Servem para tudo, mas por vezes não são fáceis de utilizar. Cada chave costuma ter duas bocas de tamanhos diferentes. Não caixa de ferramentas deve ter uma 6-7 para as porcas de medida 4 e uma 8-9 para as porcas de medida 5.
- as chaves de tubo: são muito mais cómodas de utilizar, pois pode-se introduzir a porca no seu interior evitando que caia. Além das medidas citadas para as chaves de bocas, é fundamental ter uma chave de tubo de medida 8, que se usará para pôr e tirar a vela do motor glow do carro. Existem nas lojas de acessórios para automodelismo chaves de tubo em forma de cruz específicas e que são muito práticas, pois nas suas quatro bocas encontram-se as medidas mais frequentemente utilizadas.
- a craveira: serve para medir com precisão o diâmetro dos parafusos, o comprimento dos tirantes e outras peças pequenas. Este é outro dos instrumentos básicos, pois qualquer intervenção que se faça no chassis tem que ser exacta para que depois, na pista, o modelo se comporte na perfeição.
- objectos cortantes: são muito práticos em numerosas situações, tais como: o corte de uma carroçaria até ao acabamento de uma peça de plástico. Os chamados x’s-actos com cabo e lâminas intercambiáveis são de melhor qualidade e estão mais adaptados para a preparação dos carros de rádio control.
- as tesouras: sobretudo para cortar as carroçarias de lexan que se instalam nos carros de rádio control. Devem de excelente qualidade pois só assim se podem obter acabamentos perfeitos. Também será preciso uma tesoura normal para cortar os autocolantes que se usam para decorar as carroçarias.
- os modelistas mais experientes utilizam diferentes tipos de limas (redondas, planas, meia-cana, etc). No inicio será suficiente uma lamina de serra sem cabo para cortar; tem a vantagem de ocupar pouco espaço e de ser muito útil. Alem destas ferramentas imprescindíveis existem muitas mais que são muito práticas, mas que ao princípio não são essenciais. Os miniberbequins, as chaves de tubo com cabo, o alicate «bico de papagaio» ou a chave-inglesa, o ferro de soldar e outras ferramentas tornar-se-ão necessárias quando se dedicar à competição.
Além das ferramentas propriamente ditas, também serão necessários outros materiais essenciais como a lixa, cola de contacto, fixa-parafusos, cola cianoacrilica, silicone e fita isoladora.